terça-feira, 9 de novembro de 2010

Principais subdivisões da Biologia


Atualmente, costumamos dividir a Biologia em áreas de estudo. Os biólogos atuais podem se especializar, e seu campo de investigação pode ser enquadrado em uma das grandes subdivisões da Biologia, que são:

- Morfologia= estuda os seres vivos. È subdividida em:

1 - Citologia = estuda a estrutura do componente básico dos seres vivos - a célula. É estudada morfologicamente (morfológico ou anatomicamente ) e funcionalmente (fisiológico).

2 - Histologia = estuda a estrutura anatômica ou fisiológica através do microscópio.

3 - Anatomia = estuda a estrutura visível a olho nu.

Embriologia= estuda a formação e o desenvolvimento dos embriões de plantas e de animais.

Taxonomia= procura agrupar os seres vivos de acordo com suas semelhanças.

Fisiologia= estuda o funcionamento de células, órgãos, sistemas e tecidos.

Genética= estuda a herança através da hereditariedade dos seres vivos e também os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações.

Evolução= estuda a modificação que os seres vivos sofreram no decorrer do tempo e o porquê que essas modificações ocorreram.

Paleontologia= estuda fóssil e impressões deixados pelos seres que habitaram a Terra num passado remoto.

Ecologia= estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio onde habitam.

A origem da vida

Desde a antiguidade a origem da vida tem sido um mistério. O homem antigo procurava de todas as formas possíveis explicarem da onde é que surgiam novos seres vivos.

De muitas explicações surgiu a Teoria da geração espontânea ou Teoria da abiogênese. De acordo com essa teoria os seres vivos se formariam através da matéria bruta do meio. Por exemplo= na Índia, Babilônia e Egito ensinavam que as rãs, crocodilos e cobras eram gerados pelo lodo dos rios.

Um dos grandes defensores da Teoria da abiogênese no século XVII foi Jean Baptista van Helmont (1577-1644), um importante médico belga que chegou a formular uma ‘’receita’’ para se produzir ratos . Veja:

‘’(...) coloca-se num canto sossegado e mal iluminado trigo, fermento e camisas sujas. O resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos (...)’’.

Hoje sabemos que os ratos que apareciam não se formavam da mistura de ingredientes, mas sim eram atraídos pela mistura.

Nesse mesmo século surgiram sábios com novas idéias e dispostos a provar que a vida não provinha de matéria bruta como propunha a Teoria da abiogênese. Que foi logo descartada quando Redi, Spallanzani, e Pasteur iniciaram seus experimentos. Eles provaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo. Esta é então a atualmente aceita Teoria da biogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário